Aqui estão os livros publicados por nós


Pedagogias decoloniais e ensino plural de espanhol no Sul Global

Lívia Baptista, Fernanda Tonelli & Diego Alexandre (Org.) / 2023

[...] as temáticas exploradas no livro Pedagogias decoloniais e ensino plural de espanhol no Sul Global se articulam entre si e respondem às demandas de uma pedagogia decolonial voltada ao ensino de espanhol. De modo mais amplo, as ideias apresentadas na obra, quando "costuradas", representam uma proposta de currículo decolonial – objeto fundamental à construção de uma outra escola e de sujeitos que possam, a essa instituição, lhe dar vida e sentido. Assim, mais do que a noção de currículo educativo decolonial, nota-se o horizonte de um caminho utópico desejável e possível que podemos trilhar. E que estamos trilhando. [...] Acreditamos, portanto, não ser possível transformar sem agir, sem confrontar e modificar as colonialidades do ser, saber e poder, especialmente, no que diz respeito à educação como amplo movimento social, do qual somos instados a participar cotidianamente. Agregando-se, para tanto, práticas decoloniais/contracoloniais. 

Palavras da "Apresentação", Lívia Baptista, Fernanda Tonelli e Diego Alexandre.

Desafios e perspectivas para o ensino de espanhol no Brasil: entre rupturas e permanências

Lívia Baptista, Itamaray Santos & Karoline Santos (Org.) / 2023

Acreditamos, como professoras, educadoras e pesquisadoras, em uma educação que nos transforma e que transforma nossas vidas nos mais distintos espaços sociais, políticos, culturais, estéticos e humanos de que somos partícipes e atuantes.Uma educação linguística que arroja no horizonte possibilidades várias para a concretização de projetos éticos condizentes com práticas éticas na e para a construção de mundos cada vez mais plurais. Decorrente desse compromisso e comprometimento com a educação, em sentido amplo, e, em particular, com o ensino do espanhol, se vislumbram distintas e múltiplas perspectivas metodológicas, teóricas e praxiológicas ao longo da trajetória do ensino de língua espanhola em nosso país.

As organizadoras


Ensino de espanhol e inglês em perspectivas decoliniais

Fernanda Mota-Pereira e Lívia M. Tiba Rádis Baptista / 2022

Um encontro salutar de percepções, experiências e vivências epistemológicas constitui o trançado deste livro, no qual ressoam nossas vozes, registradas numa primeira pessoa que se pluraliza em diversas outras advindas do espaço que aqui privilegiamos: o Sul. A partir de nossas vozes, tivemos o intuito de enunciar questões caras à decolonialidade, que circunscrevem sujeitos marginalizados por séculos de epistemologias do Norte, e cujo âmbito de reflexão e ação envolve o ensino de línguas. Com esse horizonte, imprimimos um projeto de exercício crítico – tendo a práxis como inalienável interface –, voltado à de(s)colonização de currículos, estratégias, propostas, concepções de língua e de ensino no âmbito do Estágio Supervisionado de Língua Espanhola e Inglesa. 

Práxis descolada e linguagens: por caminhos críticos, decoloniais e translíngues

Lívia M. T. Rádis Baptista & Tiago A. Nunes (Orgs.) / 2021

As escolas brasileiras são espaços importantes de luta pela justiça social. [...] O pensamento decolonial tornou-se uma arma importante nessa luta, tanto para o desenvolvimento de novas propostas de ensino quanto para o de novas formas de se entender a escola em sua relação com uma sociedade desigual. A contribuição dessa abordagem fica evidente nas páginas do presente volume, Práxis descolada e linguagens: por caminhos críticos, decoloniais e translíngues, que mostra o valor do diálogo constante entre as experiências de sala de aula, as reflexões sobre os sentidos produzidos nesse espaço bem como a participação nos movimentos intelectuais, sociais e políticos capazes de enfrentar as opressões [...].

Prefácio - Joe Windle (UFF).

Território, identidade docente e experiência: relatos de formadoras de professores de espanhol no Brasil (vol. 1)

Lívia M. T. Rádis Baptista & Lílian Latties (Orgs.) / 2020

Eu diria que a importância da localização geopolítica da pesquisa [...] é um dos elos que mais fortemente me liga aos trabalhos que compõem Territórios, identidade docente e experiência: Relatos de formadoras de professores espanhol no Brasil. E isso porque considero que é a consciência da localização geopolítica que habilita a nossa autonomia como professores e pensadores. Acho que é por essa razão que todos os capítulos têm em comum o interesse em olhar para o que está além de números e de relatos de sucesso, para o que há de humano na aventura de aprender. A consciência de diferentes línguas dentro de cada língua, em cada exercício de leitura, em cada atividade cultural na língua estrangeira, em cada reconhecimento da primeira língua própria quando refletimos em fenômenos das segundas e terceiras línguas próprias. Os diferentes contextos geográficos emprestam originalidade aos sete capítulos; não apenas fazem isso as geografias onde as autoras exercem suas profissões, mas também suas geografias de origem.

Talia Bugel  - Purdue University Fort Wayne


Espanhol no Nordeste: espaços de resistência, criação e transformação

 Antônio Messias Nogueira & Lívia M. T. Rádis Baptista (Orgs.) / 2018

Este livro se compõe de diversos textos, de cunho plural e singular, que dimanam dos estudos, das pesquisas e da prática acadêmica de professores e pesquisadores da área de Espanhol, que atuam no nordeste do Brasil. O subtítulo Espaços de Resistência, Criação e Transformação pressupõe olhares problematizadores e desafiantes; significa, destarte, o espaço de criação de conhecimento e mudanças no cotidiano das instituições para desconstruir as estruturas rígidas e criar novos modos de fazer e de ser. Os trabalhos aqui reunidos abordam temas diversos, tais como o desenvolvimento de habilidades linguísticas, questões referentes à gramática da língua, ao discurso, à formação de professores, à cultura e à identidade, à literatura no ensino de língua espanhola, dentre outros. Sendo assim, pretende-se que esses textos sirvam como uma importante contribuição para os estudos e pesquisas empreendidas em outras regiões do Brasil, e que fomentem uma maior aproximação entre docentes, pesquisadores e discentes das diferentes instituições de ensino do nordeste brasileiro e de outras partes do País, para que se promovam diálogos profícuos entres eles, bem como para que se divulguem os resultados de seus projetos e trabalhos científicos e intercambiem experiências práticas e úteis comunidade que tem a língua espanhola como seu principal objeto de estudo em todas as regiões deste imenso País.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora